Inicio Actualidad A duas vozes, todas as vozes, um diálogo entre o Brasil e...

A duas vozes, todas as vozes, um diálogo entre o Brasil e a Colômbia

206
0

(ES) El texto es el resultado del diálogo entre Inês Ferreira de Souza Bragança y Diego Leandro Marín Ossa sobre los modos como viven, investigan y educan, en el contexto de la Facultad de Formación de Profesores de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (FFP/UERJ) y de la Escuela de Español y Comunicación Audiovisual de la Universidad Tecnológica de Pereira (UTP), Colombia.

(PT) O texto é resultado do diálogo entre Inês Ferreira de Souza Bragança e Diego Leandro Marín Ossa sobre as formas como vivem, pesquisam e educam, no contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP / UERJ) e da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Colômbia.

Diego Leandro Marín Ossa e Inês Ferreira de Souza Bragança
(ES) Este diálogo inició en el año de 2014 con motivo del Congreso Internacional de Pesquisa Autobiográfica y continuó estos años hasta que en el año 2016 el profesor Diego Leandro fue invitado como docente e investigador del grupo Edumedia-3, al encuentro con el Grupo Vozes da Educação y el Grupo de Pesquisa-Formação Polifonia en Río de Janeiro.
(PT) Este diálogo teve início em 2014, por ocasião do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, e continuou até que o ano de 2016 o professor Diego Leandro foi convidado como professor e pesquisador do grupo Edumedia-3, para o encontro com o Grupo Vozes da Educação e o Grupo de Pesquisa-Formação Polifonia no Rio de Janeiro.
Número 252 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP).
(ES) En el artículo los dos educadores comparten concepciones y acciones que expresan la potencia del encuentro y de la narrativa en los movimientos de formación humana y docente, especialmente por medio de narrativas orales, escritas y videográficas.
Los referentes teórico-metodológicos toman como fundamentación el abordaje de investigación-formación narrativa (auto)biográfica.
En ese sentido, la conversación entre Brasil y Colombia, que socializan y que continúa en este momento, comparte principios teórico-epistemológicos y también compromisos éticos, estéticos y políticos, implicandos en reafirmar la potencia de voces e historias de los jóvenes estudiantes en procesos de formación.
(PT) No artigo, os dois educadores compartilham concepções e ações que expressam o poder do encontro e da narrativa nos movimentos de formação humana e docente, especialmente através de narrativas orais, escritas e videográficas.

Os referenciais teórico-metodológicos tomam como base a abordagem da formação pesquisa-narrativa (auto) biográfica.

Nesse sentido, a conversa entre o Brasil e a Colômbia, que eles socializam e que continuam neste momento, compartilha princípios teórico-epistemológicos e também éticos, estéticos e políticos, implicando em reafirmar o poder de vozes e histórias de jovens estudantes em processos de treinamento.

Publicado en ResearchGate

Para citar use el DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3584

Aquí puede descargar los demás artículos de la revista:

Deja un comentario:

Por favor ingresa tu comentario
Por favor ingresa aquí tu nombre